Conheça a História do Marketing Digital

Conheça a História do Marketing Digital e sua importância

Saiba como surgiu e como foi a evolução da história do Marketing Digital ao longo das últimas décadas. Confira no post a seguir.

História do Marketing Digital

Para muitos especialistas, a história do Marketing Digital começou no século dezenove, quando alguns meios de comunicação, como o rádio (que começou a usar ondas wireless), passou a influenciar o poder de compra dos espectadores.  

Diferente da Publicidade e Propaganda, onde as próprias empresas, marcas e instituições falam do seu próprio produto/ serviço para o público no geral, o Marketing é direcionado para um público-alvo específico. 

Além disso, esse último processo de comunicação é uma via de mão dupla entre as empresas, marcas e instituições com o consumidor, que testa sua compra e move o mercado ao incentivar, falar sobre, e agregar valor à sua experiência com a aquisição. 

Considerado o pai do Marketing Moderno, Philip Kotler foi um dos primeiros a falar sobre o futuro da comunicação. O professor fez uma análise da evolução do Marketing e definiu as diretrizes para o processo digital.

Dessa forma, o termo Marketing Digital surgiu nos anos 90 juntamente com a invenção da internet. A princípio, o canal de comunicação era direto: O produtor de conteúdo (empresas) produzia material para o público por meio de canais de comunicação. 

A partir da democratização do uso da internet e dos motores de busca (daí que surge Google e outros mecanismos), o público, o consumidor, ou o cliente (como preferir chamar), pode fazer o caminho inverso, sendo ele mesmo produtor de conteúdo, dando suas opiniões, falando sobre os produtos/ serviços que experimentou.

Logo, essas influências digitais começaram a ter mais relevância para outros potenciais compradores, já que esses confiavam mais na opinião de um terceiro do que da própria empresa (que só falava bem dela mesma). Parece lógico, mas naquela época, acontecia uma verdadeira revolução na relação de compra e venda. 

Como surgiu o Marketing Digital?

O Marketing Digital surgiu quando grandes empresas aderiram ao universo digital, como Amazon, Yahoo! e o próprio Google, além de outros novos meios de comunicação que nasceram com grande força na web, como o blog, sites, e-mail, entre outros. Os empresários e marcas começaram a perceber os usuários como clientes em potencial. 

Anúncios na internet, publicidade, estudos sobre o público, métrica de resultados online, relacionamento com os clientes, criação de conteúdo direcionado para grupos de interesse. Esse conjunto de ações online (além do Marketing convencional) começou a movimentar a web, ainda um embrião para o Market place e o E-commerce na época. 

Nesses 30 anos, o Marketing Digital continua fazendo história, reinventando-se e dando mais voz ao consumidor. O blog, por exemplo, ainda é uma importante ferramenta da história do marketing digital ainda muito usado (linkar com post de ferramentas do marketing digital). Entretanto, aplicativos, redes sociais e outras mídias também têm tido um papel fundamental para a promoção de produtos e serviços, seja dentro das redes ou fora delas.

Vale ressaltar que o Marketing Digital acontece tanto no universo online quanto offline. A missão ainda é agregar uma série de estratégias para divulgar e comercializar seus negócios. Por isso, vai muito além da internet. 

A importância do Marketing Digital

Além das estratégias convencionais de Marketing, o universo digital une as ações offline com conjuntos de ações online, conversando entre diversas plataformas.

Por exemplo, quando uma empresa produz sua estratégia de marketing: publicidade em outdoors, revistas informativas impressas, promove eventos com os parceiros, fortalece o diálogo e promove questionários para entender as necessidades dos seus clientes, dentre tantas ações do tipo, é uma forma de agregar valor, ter significado na vida das pessoas. 

No entanto, ao aliar essas medidas com posicionamento digital, as mesmas publicidades, campanhas, fóruns, diálogos na web, identidade visual, otimização para uso no celular (Mobile First), dentre tantas ações, então passa a acontecer o Marketing Digital, porque passam por um canal, não é tão “cara a cara”. 

Alguns podem achar que isso perde a credibilidade da relação pessoal do vendedor-cliente. Mas uma agência digital boa mesmo consegue manter essa relação “olho no olho”, passar essa credibilidade e personalização de atendimento por meio dos canais de comunicação, e ainda gera mais clientes que sentem-se à vontade com sua empresa/marca para comprar. E não só isso, para participar e compartilhar dos valores, missão e visão da sua companhia.

O que aprendemos com a história do Marketing Digital

Trabalhar e estudar Marketing é um preparo diário e buscas constantes por conhecimento e atualizações. Mas também, é reconhecer a história dessa importante parte da comunicação e usar os aprendizados como norte para sempre fazer melhor. 

Muito trabalho que converte em mais vendas, mais negociações e o mais valioso nos dias de hoje: mais relacionamentos, sendo esses ainda mais duradouros. Isso fará com que seu comprador vista a camisa e fale sobre os benefícios do seu produto de forma espontânea e natural. 

Afinal, esse é o presente e futuro do consumo. É o bom e velho Marketing boca-a-boca acontecendo na web. 😉

Agora que você já conhece a história do Marketing Digital, está esperando o quê para começar a investir em uma Agência? Aqui na Pura, fazemos essa comunicação de forma única, tal como sua empresa. 

Prazer, somos a Pura 🙂

Acreditamos que cada empresa é única, assim como deve ser a sua comunicação.

Por isso, desenvolvemos estratégias digitais para empresas de médio e grande porte que envolvem identidade visual e design digital, marketing de conteúdo e SEO, além de marketing de performance.

Soluções inteligentes, planejadas e comprometidas com o meio-ambiente e sociedade. Somos a Pura, muito prazer! 

Pura, conteúdo digital que atrai, engaja e converte